Como calcular o tempo restante para se aposentar?

Como calcular o tempo restante para se aposentar?

Como calcular o tempo restante para se aposentar?

A aposentadoria é considerada um seguro pago ao segurado do INSS que atingiu o tempo e a idade para se aposentar. Cada caso varia, dependendo da situação individual de cada segurado e também o seu histórico de contribuição junto a previdência social.

Dessa forma, quando estamos diante de saber qual o tempo necessário para se aposentar, é recomendado que o interessado entre em contato com um escritório de advocacia em Jaraguá do Sul e busque informações pessoais com análise de documentos e demais informações para saber qual o tempo necessário para se aposentar.

 

Saiba Mais

 

Neste sentido, o advogado de aposentadoria poderá inclusive lhe auxiliar na contagem do tempo restante para se aposentar como também na realização de um planejamento previdenciário, este planejamento inclusive poderá lhe auxiliar com a expectativa de ganho particular do interessado quando se aposentar, verificando se contribui da forma correta por exemplo para se aposentar com o salário esperado.

Existem algumas formas de contribuir para o INSS, não precisa necessariamente o individuo estar registrado em uma empresa por exemplo, podendo contribuir de forma individual. Para isso, frisa-se a importância de contratar um advogado com experiencia e conhecimento no ramo do direito previdenciário, principalmente a fim de lhe ofertar segurança jurídica no seu planejamento. 

Quais são os documentos necessários para me aposentar?

Inicialmente, é importante que o interessado tenha ciência de que poderá requerer sozinho de forma administrativa a concessão do benefício de aposentadoria. Contudo, nada impede que esteja acompanhado por um advogado previdenciário de sua confiança.

Inicialmente, os documentos necessários para solicitar a concessão de aposentadoria seriam os seguintes:

  • Documento pessoal;
  • Carteira de trabalho;
  • Folhas de pagamento;
  • CNIS;
  • Carnês de contribuição;
  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Documentos que comprovem a roça;
  • Documentos que comprovem que o segurado trabalhou sob periculosidade e insalubridade quando for o caso de aposentadoria especial;
  • Extratos de FGTS;
  • Contratos originais de trabalho;

Todos esses documentos inicialmente deverão passar por uma análise pelo advogado, após, será feito o pedido de aposentadoria por meio do site de forma administrativa, caso for indeferido, deverá ser protocolado de forma judicial.

Devo contratar um advogado de aposentaria para defender meus interesses?

Conforme mencionado inicialmente, o advogado de aposentadoria possui papel fundamental quando falamos em planejamento previdenciário, não somente quando necessitamos propriamente requerer ao INSS a concessão de um benefício.

O INSS oferta aos seus segurados alguns benefícios, não somente o benefício de aposentadoria, como por exemplo: auxilio reclusão, auxilio maternidade, seguro desemprego, aposentadoria por incapacidade total ou permanente, auxilio doença e também o pagamento de BPC. O benefício de BPC – LOAS é pago diretamente à idosos ou pessoas com deficiência que possuem baixa renda.

Todos os benefícios mencionados devem ser solicitados diretamente ao INSS de forma administrativa inicialmente, após a solicitação, as partes deverão aguardar o prazo de análise do órgão para verificar se foi ou não concedido.

Caso não tenha sido concedido, deverão interpor uma ação de forma judicial a fim de que o benefício seja concedido. Quando falamos em necessidade de ajuizar a ação judicial, é preciso que a parte interessada obrigatoriamente esteja acompanhada de um advogado em Jaraguá do Sul, por exemplo. Este profissional poderá lhe representar perante o INSS.

 

Saiba Mais

 

Na fase judicial, o interessado deve contratar um profissional com referencias e conhecimento na área, a fim de lhe garantir segurança jurídica e principalmente celeridade processual.

Outro ponto importante a ser mencionado, é que cada caso possui suas particularidades, devendo a parte estar ciente disso e não comparar a sua análise com a de um conhecido por exemplo, tendo em vista que são contribuições diferentes que alteram a situação previdenciária de cada um.

Ainda, se tratando de processo judicial por exemplo, a parte deverá aguardar o prazo de análise pelo juiz, a defesa apresentada pelo INSS e a sentença, caso você teve uma sentença desfavorável, também existe a possibilidade de fazer recurso a fim de ter o seu direito garantido por lei.

Por este motivo, recomenda-se que desde quando pretender se aposentar, entre em contato com um escritório de advocacia em Jaraguá do Sul-SC para lhe orientar e esclarecer suas dúvidas sobre aposentadoria, esta consultoria lhe trará segurança jurídica e auxiliará na defesa de seus interesses.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Envie uma Mensagem

Preencha os dados e entre em contato